(11)

(11)

Implantes Cocleares

Gostou? compartilhe!

Os implantes cocleares são dispositivos implantados cirurgicamente que têm como finalidade estimular, eletricamente, o nervo auditivo para recuperar a função auditiva. Ele é constituído por uma parte que fica dentro da orelha, que são os eletrodos, e outra porção que fica acoplada atrás da orelha, que é o processador de fala.

O processador de fala dos implantes cocleares têm como tarefa decodificar a informação sonora, que é então levada por uma antena até a porção interna do implante, o processador. Este é responsável por encaminhar os dados decodificados para os eletrodos, promovendo assim a função que seria da cóclea.

Na prática, vale ressaltar os seguintes pontos a respeito dos implantes cocleares:

  • Os principais candidatos ao implante coclear são os portadores de deficiência auditiva severa e profunda sensorioneural, quando não têm benefícios com os aparelhos de amplificação sonora individual;
  • O tratamento consiste em avaliação, cirurgia e também manutenção dos mapeamentos. É necessário que a terapia fonoaudiológica ocorra, pois garante o desenvolvimento e a manutenção da linguagem;
  • O paciente é submetido a exames médicos, fonoaudiológicos e psicológicos, a fim de verificar se ele é um candidato à cirurgia do implante coclear. Essa avaliação é feita por uma equipe multi e interdisciplinar formada por profissionais da área.

Entenda mais sobre os implantes cocleares

Para conhecer mais sobre os implantes cocleares visite a Clínica Aura. Desde 2006, o consultório conta com profissionais capazes de acompanhar a avaliação e orientar a decisão do paciente, garantindo o melhor atendimento às individualidades de cada paciente. Saiba mais!