(11)

(11)

Fonoaudiologia

Gostou? compartilhe!

A fonoaudiologia trabalha nas áreas da comunicação, audição e linguagem. Na audiologia, a especialidade trata de problemas da audição e equilíbrio, realizando exames audiológicos para verificar e avaliar as vias auditivas. Os exames auditivos podem ser realizados em crianças e adultos.

Já na linguagem, a fonoaudiologia trabalha em sua reabilitação, que vai da avaliação ao diagnóstico e tratamento. Além disso, a especialidade também contribui com a reabilitação da voz, disfagia, motricidade oral, reabilitação, habilitação auditiva e treinamento auditivo. A terapia auditiva é normalmente realizada de uma a duas vezes na semana.

Ou seja, a fonoaudiologia é uma especialidade da área da saúde que acompanha os pacientes independentemente de faixa etária. Além disso, os fonoaudiólogos trabalham em diferentes áreas. A maioria delas, aliás, trata de funções relacionadas à comunicação. Conheça exemplos:

  • Fala;
  • Voz;
  • Audição;
  • Linguagem escrita e oral.

Apesar da capacidade de atendimento de pacientes de diferentes idades, é na infância que a especialidade cumpre funções ainda mais importantes, tendo em vista a possibilidade de identificação de problemas relacionados às funções descritas.

Desse modo, é possível evitar que deficiências ou dificuldades se tornem menos expressivas durante a adolescência e fase adulta.

Cabe destacar que a fonoaudiologia também atua em problemas relacionados à respiração, mastigação e deglutição. Ou seja, problemas como apneia do sono e consumo inadequado de alimentos, além da ingestão e fortalecimento dos músculos da mastigação através de tratamentos específicos, são realizados na rotina dos fonoaudiólogos.

Não menos importante, as avaliações audiológicas também contribuem com a medicina ocupacional, sobretudo nos procedimentos de admissão e demissão.

Conheça melhor a fonoaudiologia

Com o auxílio da especialidade, é possível obter pesquisas, avaliações, orientações, diagnósticos e tratamentos para os distúrbios da comunicação, sempre com atendimentos especializados em audiologia, linguagem e disfagias. A Clínica Aura atende seus pacientes nas regiões de Alphaville e Zona Oeste de São Paulo desde o ano de 2006. Saiba mais!