Exames Auditivos

Os exames auditivos são de grande importância para pessoas de diferentes idades, a fim de detectar alguma dificuldade auditiva ou perda de audição, parcial ou total, garantindo o melhor da saúde auditiva. Um desses exames é a audiometria, que avalia a capacidade de ouvir sons.

Nos exames auditivos do tipo audiometria, em cada frequência (medida em Hertz) é testada a intensidade (obtida em decibéis). A partir das respostas psicoacústicas do paciente, o profissional pode traçar um audiograma, quando se chega ao limiar auditivo (que é o mínimo que o paciente escuta.)

Assim, o exame avalia a audição normal ou o grau da perda auditiva. Paralelamente a isso, é possível mencionar o seguinte a respeito dos exames auditivos de audiometria:

  • Existem dois tipos de exames de audiometria: o tonal e o vocal. O primeiro avalia a audição com o auxílio de sons puros emitidos em frequências. Já o vocal avalia a compreensão da voz, checando a audibilidade das frequências da fala e o entendimento do paciente;
  • O exame é realizado com o paciente dentro da cabine acústica usando fones acoplados a um microfone. Na via óssea, utiliza-se o vibrador ósseo. Com o controle do equipamento audiômetro, o profissional permanece do lado de fora;
  • Trata-se de um exame considerado valiosíssimo para a seleção e adaptação de aparelhos auditivos, detecção de problemas auditivos nas crianças em idade escolar e crianças pequenas. Além disso, faz parte da avaliação diagnóstica em diversos casos clínicos de sintomas auditivos variados.

Saiba mais sobre os exames auditivos

O primeiro passo para realizar os exames auditivos é procurar por uma clínica especializada para essa prática, como a Clínica Aura, que atua no setor desde o ano de 2006. Ela trabalha junto aos pacientes de Alphaville e zona oeste da capital paulista. Saiba mais!

Orçamento Rápido!

X

Fale conosco no whatsapp