(11)

(11)

Audiologia

A audiologia estuda os problemas relacionados à audição, que envolvem percepção, interpretação e discriminação dos sons. Trata-se de uma importante área da fonoaudiologia que, através da atuação em diagnóstico e intervenção, possibilita ao paciente melhorias na sua qualidade de vida.

A audiologia atua nos processos mecânicos, químicos e neurofisiológicos do sistema auditivo, que são os responsáveis pela capacidade do cérebro de decodificar a mensagem sonora que vem pelo ouvido em linguagem. Essa área investiga várias queixas auditivas, como zumbido, audição comprometida, dificuldade em compreender a fala, entre outros.

Além disso, também é importante saber sobre a audiologia:

  • Trata-se de uma especialidade muito importante, pois a audição é responsável pela manutenção das vias cognitivas de linguagem e comunicação;
  • Realiza diferentes exames capazes de identificar a capacidade auditiva de cada paciente para oferecer um resultado altamente preciso e qualificado;
  • Dos bebês aos idosos, pessoas de diferentes idades podem passar pelo audiologista a fim de acompanhar progressos e identificar problemas que podem necessitar de tratamentos.

Além da parte clínica, esse setor conta com o ramo ocupacional, que envolve a prática audiológica no contexto trabalhista, realizando testes audiométricos admissionais, demissionais, de perícia e de acompanhamento da audição do trabalhador. Neste caso, a finalidade é avaliar a audição dos candidatos que pleiteiam alguma vaga ou as possíveis perdas auditivas por atividades laborais.

Mais informações sobre a audiologia

Para entender melhor os exames realizados na audiologia, conheça a Clínica Aura. Fica localizada em Osasco, na Grande SP. O consultório atende toda a Zona Oeste de São Paulo. Saiba mais!